Guia do aluno
METODOLOGIA DE ENSINO À DISTÂNCIA
Modalidade das aulas EAD: síncrona.
Plataforma: Microsoft Teams.
Formato das disciplinas teóricas: Cada disciplina teórica utilizará 2 sábados (4 horas por sábado) para as aulas síncronas. Durante estas duas semanas, haverá um encontro (Fórum) para dúvidas, com duração de 30 minutos por encontro. O restante da carga horária será à distância, utilizando material didático (apostila e banco de questões). As provas serão concentradas no final do semestre, em um sábado.
Horário das aulas: das 08:00 às 16:40, aos sábados, sendo duas disciplinas em cada sábado, a serem definidas de acordo com o calendário da UFMG.
Material didático: os alunos utilizarão uma apostila e um banco de questões elaborado pelo(a) professor(a) da disciplina. Outros materiais complementares poderão ser utilizados a critério de cada professor(a).
Fóruns: às quartas-feiras subsequentes a cada sábado letivo haverá um fórum de 30 minutos de cada disciplina, para discussão do conteúdo e esclarecimento de dúvidas com os professores.
Suporte: os alunos contarão com dois tutores que irão auxiliar em dúvidas e dificuldades com relação à plataforma, as aulas etc.
METODOLOGIA DE AULAS PRÁTICAS
Modalidade das aulas práticas: presencial.
Formato das disciplinas práticas: A cada semestre teremos uma ou duas semanas de aulas práticas presenciais no LRSS e na Unidade Móvel de Robótica Avançada. A semana presencial será agendada antes do início do semestre e a participação é obrigatória.
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
A disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica será ministrada em 3 (três) noites durante o semestre, a serem definidas segundo o calendário da UFMG.
AVALIAÇÕES DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS
As avaliações de aproveitamento nas disciplinas do curso serão divididas em 3 partes:
- 1 (uma) prova de 40 pontos;
- 1 (uma) atividade assíncrona de 40 pontos;
- 1 (uma) atividade nas aulas síncronas de 20 pontos.
As provas das disciplinas serão presenciais, em um sábado adicional ao final de cada semestre, de acordo com o cronograma apresentado pelo professor. As provas serão relativas às disciplinas cursadas no semestre em curso. A atividade de 40 pontos contará com a ajuda do “chat” das disciplinas para esclarecimento de dúvidas.
AVALIAÇÕES DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS
As avaliações de aproveitamento nas disciplinas do curso serão divididas em 2 partes:
- 1 (uma) prova teórica individual de 50 pontos;
- 1 (uma) prática em equipe com arguição oral do professor de 50 pontos.
CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA
Os créditos relativos a cada disciplina só serão conferidos ao aluno que obtiver, ao menos, 60% dos pontos das avaliações e assistir às 8 horas/aulas de forma síncrona.
TRABALHO FINAL (MONOGRAFIA OU ARTIGO)
O aluno poderá optar, para seu Trabalho Final de Especialização, elaborar uma monografia ou um artigo técnico-científico. Cada aluno deverá escolher um professor do Curso para ser seu orientador. O Trabalho Final é de autoria individual.
Caberá ao orientador propor ou concordar com o tema proposto pelo aluno e acompanhar regularmente o desenvolvimento trabalho tendo em vista a qualidade e prazo para sua defesa.
A monografia ou artigo deverá conter os seguintes elementos, quando cabíveis: título, introdução e justificativa, objetivos do trabalho, revisão de literatura, materiais e métodos, resultados, análise dos resultados, conclusões e referências bibliográficas.
A duração do curso é de 24 meses, sendo 18 meses de aulas e o restante para elaboração da monografia ou artigo técnico-científico.
DEFESA DO TRABALHO FINAL
A defesa dos trabalhos finais do curso (monografia ou artigo) será em formato de workshop, de forma presencial e pública, em data a ser estabelecida pela Comissão Coordenadora do Curso.
O trabalho final será avaliado por uma banca examinadora composta de, no mínimo, 3 (três) membros, sendo 1 (um) deles o Orientador e os 2 (dois) outros indicados pela Comissão Coordenadora (grau mínimo de Mestre ou equivalente), sendo incentivada a participação de membros não pertencentes ao quadro da UFMG. Em casos especiais, a banca poderá ser complementada por outros membros portadores, no mínimo, de diploma de curso superior pleno.
O documento final deve ser entregue à Comissão Coordenadora do Curso com, pelos menos, 30 dias de antecedência da data da defesa. Todos os concluintes apresentarão no mesmo dia na seguinte estrutura: 20 minutos de apresentação, 10 minutos de arguição.
O aluno só poderá apresentar o trabalho final, após a aprovação em todas as disciplinas da estrutura curricular do Curso, cumpridos todos os créditos e carga horária.
RESULTADO DA DEFESA DO TRABALHO FINAL
Se o aluno for aprovado por unanimidade, sem imposição de correções ao trabalho, a Comissão encaminhará ao Colegiado o seu parecer, permitindo-se ao aluno a obtenção do Certificado de Especialista.
Em caso de não aprovação na primeira apresentação, a Comissão Examinadora poderá, permitir ao aluno uma nova defesa, no prazo máximo de 2 (dois) meses.
O aluno poderá ser aprovado em sua defesa de trabalho final, com condicionante de entrega de modificações no trabalho. Neste caso, deverão ser cumpridas pelo aluno e atestadas pelo orientador. Em caso de reprovação, será dada a oportunidade de reapresentar o trabalho final em um prazo de 2 (dois) meses.
REQUISITOS PARA TITULAÇÃO
Poderá obter a certificação de “Especialista em Soldagem Robotizada” o aluno que for aprovado em todas as disciplinas (nota superior a 60), tiver frequência suficiente aferida e for aprovado na defesa de Trabalho Final.
Considera-se frequência suficiente 100% de presença nas aulas síncronas e presenciais. Este critério poderá ser reduzido até o mínimo 80% em cada atividade síncrona e presencial, no caso de o aluno apresentar justificativa fundamentada por escrito para cada uma de suas faltas (até o total de 20% da carga horária síncrona).