Estrutura Curricular

Estrutura Curricular

MÓDULO 1 – Robótica Industrial

Ementa: Histórico, componentes básicos, configurações de robôs industriais; Aplicações da robótica industrial, segurança; Revisão de Cálculo, álgebra linear, tipos de coordenadas, vetores, tipos de movimentos, espaço de trabalho, velocidades e acelerações; Movimentos rígidos e transformações homogêneas.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Cinemática Direta, arranjos cinemáticos comuns; Cinemática Inversa; Cinemática de Velocidade.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Espaço de configurações, funções de potencial, algoritmos baseados em grafos, roadmaps, algoritmos baseados em amostragem, planejamento de trajetórias.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Operar o robô e seus programas com segurança nos seus diversos modos de operação; Interpretar e responder a eventos do controlador; Compreender conceitos básicos de calibração e sincronismo; Compreender o sistema de coordenadas, TCP (Tool Center Point) e objeto de trabalho; Criar, editar e analisar programas básicos; Utilizar instruções de movimento, de fluxo, matemáticas de I/O, de interface nos programas; Realizar backup e restaurar programas; Comparação dos principais fabricantes mundiais de robôs industriais (ABB, KUKA, FANUC e MOTOMAN). Segurança, periféricos e garras. Tipos de coordenadas, vetores e versores. Tipos de movimentos, planos geométricos, velocidades e acelerações. TCP (Ponto de controle de ferramenta), frames, controle de orientação e dados de carga (payload). Movimentos de juntas, movimentos interpolados e movimentos por incremento. Entradas e saídas (I/O) digitais e analógicas. Sub-rotinas, laços de controle, lógicas de grupo, condicionais, repetição e outros. Formulários de programação, modo manual, automático e supervisão de colisão.

Carga horária prática: 15 horas

Ementa: Dinâmica de Robôs, formulação Lagrangeana e Newtoniana; Controle baseado em modelo cinemático; Controle de Posição: controle independente das juntas, PD com compensação de gravidade, PID.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Controle de Movimento: Dinâmica Inversa; Dinâmica Inversa com PD Multivariável; Controle de Movimento: Controle Robusto via Dinâmica Inversa; Controle de Força: Controle de Impedância.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Controle de sistemas robóticos baseado em retroalimentação visual; conceitos básicos de controle servo-visual; fundamentos de Processamento de Imagens e Visão Computacional; sensores e sistemas visuais; ferramentas computacionais bibliotecas e algoritmos.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Operar o robô e seus programas com segurança; Criar, configurar e carregar software de sistema; Criar e utilizar Módulos, Rotinas e Dados; Criar TCP complexo; Programar utilizando Instruções de Procura, Instruções de Deslocamento de Pontos, Tratativa de Erros, Instruções de Interrupção e Traps. Utilizar instruções de configuração das juntas; Programar utilizando World Zones; Utilizar instruções de Controle de Movimentos; Comparação dos principais fabricantes mundiais de robôs industriais (ABB, KUKA, FANUC e MOTOMAN). Segurança por software e hardware. Variáveis, contadores, registradores, temporizadores, flags, TCP externo, I/Os de sistemas, criação de alarmes, configuração de sinais com o PLC, ambiguidade, redundância e singularidade. Procedimentos avançados de intertravamento: Mirror, Offset, Workspace, Relative Job, Interference Zone, World Zone e Interrrupt. Coordenadas relativas, variáveis de posição. Programação Offline, redes e protocolos industriais. Intertravamento com PLC e detecção de colisão. Dados de máquina (RAPID, KRL, KAREL e INFORM). Principais funções de soldagem e opcionais de tecnologia com recursos de soldagem.

Carga horária prática: 15 horas

Ementa: Importação e Conversão do CAD 3D; Introdução ao software de Comissionamento Virtual da Siemens Digital Industry Software chamado Process Simulate; Criação de cinemática, modelagem, controle, tooling, e sequências de operações dos processos de soldagem robotizados; Construção do gêmeo digital (digital twin) e desenvolvimento da programação em ambiente gráfico. Estudo comparativo dos simuladores dos principais fabricantes mundiais de robôs industriais (ABB: ROBOT STUDIO, KUKA: KUKA SIM, FANUC: ROBOGUIDE e MOTOMAN: MOTOSIM).

Carga horária prática: 15 horas

Ementa: Estudo de eixos externos, torção de cabos, interpolação e funções de soldagem em ambiente virtual; Análise de singularidade através da configuração dos eixos do robô e da energia mecânica gasta realizar a trajetória; Geração da OLP na linguagem específica do fabricante com validação e comissionamento virtual da lógica de controle; Calibração do gêmeo digital (digital twin) e download do programa para o robô real. Estudo comparativo dos simuladores dos principais fabricantes mundiais de robôs industriais (ABB: ROBOT STUDIO, KUKA: KUKA SIM, FANUC: ROBOGUIDE e MOTOMAN: MOTOSIM).

Carga horária prática: 15 horas

MÓDULO 2 – Soldagem na Indústria

Ementa: Estrutura da Junta Soldada; Fabricação e Designação dos Aços; Aplicação de Aços Estruturais e de Alta Resistência; Estrutura e Propriedades dos Metais Puros.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Aços ao Carbono e ao Carbono-Manganês e suas soldabilidades; Alumínio e suas Ligas; Aços inoxidáveis; União de Materiais Dissimilares

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Introdução geral; O Arco Elétrico e a Física do Arco; Fontes de Energia para soldagem a arco; Introdução à Soldagem com Proteção Gasosa; Soldagem TIG; Soldagem MIG/MAG e com Arame Tubular.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Prática Soldagem TIG; Soldagem MIG/MAG e com Arame Tubular.

Carga horária prática: 15 horas

Ementa: Introdução à Fabricação; Teoria Básica de Sistemas Estruturais; Fundamentos de Resistência dos Materiais; Projeto de Uniões Soldadas.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Fundamentos de Projeto de Juntas Soldadas; Introdução à Garantia da Qualidade em Fabricação Soldada; Controle de Qualidade durante a manufatura.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Soldagem por Resistência elétrica; Outros Processos de Soldagem; Processos de Corte e Preparação de Arestas.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Prática de Soldagem por resistência a ponto; Prática de corte a plasma; Prática de corte oxi-acetileno.

Carga horária prática: 15 horas

MÓDULO 3 – Processos de Manufatura e Planejamento

Ementa: Produção em massa, sob demanda, customização em massa e projeto flexíveis; Estruturas de produtos e processos flexíveis; Changeover e setup no planejamento de operações com robôs; Estoque e armazenagem em processos flexíveis; Tipos de processos e layout; Layout de células robotizadas.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Lean manufacturing e análise dos desperdícios em sistemas industriais; Técnicas de manufatura enxuta: JIT, VSM, SMED, Kanban, Takt Time, Heijunka box, Poka Yoke, Manutenção Produtiva Total (TPM); Lean automation e lean robotics; Trabalho, Projeto e Automação: abordagem transdisciplinar em projetos de robotização; Ergonomia e Segurança do Trabalho nos sistemas homem-máquina.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Medidas de eficiência e produtividade; Modelos de Teoria de Filas em sistemas de produção; Formulação de modelos de Simulação a Eventos Discretos; Simulação de processos de manufatura.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Custos Industriais; Formulação de modelos de otimização; Método de alocação de recursos escassos na produção robotizada; Planejamento da produção e estoque no processo de manufatura; Programação de operações em linhas de manufatura robotizadas; Balanceamento de linhas flexíveis.

Carga horária teórica: 15 horas

MÓDULO 4 – Automação

Ementa: Introdução aos Sistemas a Eventos Discretos; Representação de SEDs por meio de linguagens e Autômatos; Teoria de Controle Supervisório; Introdução às Redes de Petri; Introdução à Álgebra (max, +); Introdução à Simulação de Sistemas a Eventos Discretos.

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs); Introdução à Lógica Combinacional, Contadores e Temporizadores; Linguagem ladder diagram (LD); Linguagem structured text (ST); Linguagem instruction list (IL); Linguagem function block diagram (FBD); Linguagem sequential function chart (SFC).

Carga horária teórica: 15 horas

Ementa: Arquiteturas típicas de sistemas de controle supervisório. Supervisão centralizada vs. distribuída. Integração do Controle Supervisório com sistemas de controle em tempo real; Implementação de Sistemas a Eventos Discretos em linguagens de programação comumente usadas em Controle Supervisório, como LADDER e SFC; Segurança em Sistemas a Eventos Discretos. Considerações de segurança em sistemas a eventos discretos. Prevenção de falhas e proteção contra ameaças externas; Tendências em Controle Supervisório. Novas tecnologias e tendências em controle supervisório.

Carga horária teórica: 15 horas

MÓDULO 5 – Integração e Prática

Ementa: Integração do robô industrial com a máquina de soldagem e seus periféricos; Calibração e parametrização dos programas (JOB) de soldagem; Funções avançadas de soldagem, compensação do TCP, características do end-effector dos principais processos de soldagem robotizados; Protocolos de Rede e Comunicação entre robôs, máquinas de soldagem e PLC; Análise do tipo de arame para especificação do Wire feeder e a tocha; Análise de diferentes dispositivos de fixação de peças de soldagem e acesso do manipulador robótico para verificação de alcance e erros em projetos.

Carga horária prática: 15 horas

Ementa: Determinação de carga e cálculo de PAYLOD do TCP para otimização da ferramenta e alta performance no tempo de ciclo; Estudo do tipo de gás, bico de contato, bocal, poça de fusão, comportamento químico e tipos de materiais aplicáveis; Desenvolvimento de trajetória de soldagem do tipo: Linear, Circular e Spline; Estudo da relação da velocidade do arame e tensão de trabalho (curto-circuito); Controle de Qualidade: Pontos de controle, equipamento de solda, prova de erros, controle do processo, inspeção e auditoria do processo; Instalação Industrial e Dispositivos de Soldagem – Layout de uma linha de produção para melhorar produtividade.

Carga horária prática: 15 horas

Ementa: Utilização de robô industrial em processo de soldagem (programação de forma a garantir homogeneidade, desempenho e eficácia). Compreensão da dinâmica de uma célula robotizada, para fundamentar as aplicações nas células de soldagem com robôs industriais. Escolha das fontes elétricas de energia na soldagem e a integração com os robôs industriais. Diferentes técnicas de processos de soldagem com robôs industriais. Ensaios para avaliação dos corpos de solda, conforme as atividades planejadas.

Carga horária prática: 15 horas

Ementa: Fatores Econômicos em Soldagem; Medição, controle e armazenamento de dados em soldagem; Ensaios de Materiais e de Juntas Soldadas; Ensaios Não Destrutivos (visual, líquido penetrante e partícula magnética); preparação e amostras metalográficas; Análises Metalográficas utilizando microscópio ótico.

Carga horária prática: 15 horas

Ementa: Fundamentos da Metodologia Científica; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos; Projeto de Pesquisa; Planejamento e elaboração de Pesquisa Social; Organização de trabalho científico.

Carga horária teórica: 15 horas

×